PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ENSINO FUNDAMENTAL
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
2.1.Histórico da Instituição Educacional
2.2.Caracterização do Entorno Escolar
2.3.Caracterização da Comunidade Escolar
2.4.Indicadores de Fluxo
3. REFERENCIAL TEÓRICO
4. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
5. PROPOSTA CURRICULAR
5.1 Ensino Fundamental
5.2 Objetivo Geral
5.3. Objetivos Específicos
5.4. Metas e Ações
5.5. Sistema de Avaliação
5.6. Sistema de Aprendizagem
5.7. Da Promoção
5.8. Da Recuperação
5.9. Do Planejamento
5.10. Da Educação Inclusiva
5.11. Momentos de Estudos e Planejamento
5.12. Formação de professores e demais Funcionários
5.13. Cronograma de Acompanhamento do PPP
6. INSTALAÇÕES FÍSICAS, EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS
6.1. Instalações Físicas
6.2. Equipamentos
6.3. Mobiliário
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS
1. APRESENTAÇÃO
Os inúmeros problemas sociais e educacionais em que nos deparamos na atualidade e o verdadeiro papel da educação é motivo de ampla discussão na sociedade contemporânea. A escola, enquanto instituição formativa deve decidir-se por seus rumos e questionar constantemente sua função. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional, caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã, atendendo aos anseios contemporâneos e ao desenvolvimento pleno das atuais e futuras gerações.
Por isso, a educação preconizada no Projeto Político Pedagógico de nossa escola, fundamenta-se no princípio de ofertar um modelo de educação que dê conta de contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, através da construção, disseminação do conhecimento e (re) leitura de mundo, num processo contínuo de aprendizado e envolvendo professores, alunos, funcionários e toda a comunidade.
O Projeto Político Pedagógico ora apresentado prioriza a oferta de um modelo de educação que contribua para a reflexão, ação e construção de uma nova realidade social. Enfatiza também a intencionalidade da realização de um desafio: “promover ações educativas, no sentido de desvelar as causas da exclusão, de possibilitar a vivência de práticas inclusivas, tanto no que se refere ao conhecimento que é trabalhado, quanto nas formas de participação no espaço escolar”.
Portanto, sentimos a necessidade de empreender um Projeto de trabalho coletivo, que possa ofertar subsídios para vencer as barreiras e entraves que inviabilizam uma prática pedagógica que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania e seja instrumento real de transformação social. Espaço em que se aprenda a aprender, a conviver e a ser com e para os outros.
Educar-se é desvendar o mundo e apropriar-se dele. Num mundo em permanente evolução onde a transitoriedade, o incerto, o imprevisto e a mudança estão cada vez mais evidentes o Colégio Lar da Criança está empenhado em assegurar a capacidade de inserção do aluno neste contexto, levando-o a desenvolver novos estilos de comportamentos, novas capacidades de criar, criticar, questionar e aprender de forma mais significativa, bem como novas maneiras de viver e conviver.
A meta do Colégio Lar da Criança é promover uma educação para a cidadania global, ou seja, formar cidadãos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem.
2. JUSTIFICATIVA
O Colégio Lar da Criança, diante do momento de grandes avanços tecnológicos e científicos em que vivemos procura,a cada ano, melhorar sua qualificação para aprimorar o desempenho de seus estudantes.
Em vista desse fato, a educação, em todos os tempos e, principalmente nos dias de hoje, ressente-se de maior aprofundamento e clareza sobre o verdadeiro sentido da vida e da aprendizagem e sobre os objetivos a serem alcançados, pois não se trata simplesmente de aprender mais algumas matérias, mas, antes, de preparar-se para o pleno exercício da cidadania e construir um trabalho coletivo, articulado e com posições diversificadas.
Alcançar essa realidade é uma tarefa desafiadora, que exige, portanto, empenho, paciência, persistência e crença naquilo que se quer alcançar: o desenvolvimento integral dos estudantes, já que se trata, em muitos casos, de estudantes oriundos de famílias com dificuldades sociais e econômicas, o que torna ainda maior a responsabilidade do Colégio Lar da Criança em atender as necessidades de um grupo tão diversificado.
Portanto, a nossa tarefa educativa principal é introduzir valores e motivações na vida cotidiana dos estudantes da comunidade onde a escola está inserida, que constituam estímulos para seu desenvolvimento pessoal, social, psicológico e cultural.
É nesse contexto de aceleradas transformações e de conturbados acontecimentos que o Colégio Lar da Criança deve desempenhar seu papel de contribuir para a formação intelectual e moral do estudante enquanto ser humano e cidadão. Dessa forma, o Colégio Lar da Criança tem o dever de oferecer as ferramentas necessárias para a inserção exitosa do estudante na sociedade que são a habilitação e principalmente o conhecimento. Faz-se necessário enfatizar que, além disso, outros fatores de fundamental importância são os princípios morais, éticos e cristãos que não podem estar dissociados da formação humana integral. É com essa concepção que o Colégio Lar da Criança pretende desempenhar sua valiosa função.
Conscientes dessa responsabilidade e desejosos de contribuir para o interesse e gosto do estudante em desenvolver-se não só na leitura e escrita, como também na sociedade em que vive, nos comprometemos, através deste Projeto Político Pedagógico,em interagir o estudante na realidade da sociedade em que vive, levando o mesmo a compreender o mundo competitivo em que vivemos e formar cidadãos críticos, interagindo em seu meio.
2.1. Histórico da Instituição Educacional
2.2. Caracterização do Entorno Escolar
2.3. Caracterização da Comunidade Escolar
2.4. Indicadores de Fluxo
* Indicadores Gerais
– O grau satisfatório do estudante, bem como dos docentes e funcionários;
– O acesso e a utilização das tecnologias de informação e comunicação.
* Indicadores de desempenho da sala de aula
3. REFERENCIAIS TEÓRICOS
3.1. CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS NORTEADORAS
a. Concepção de Homem
– Favorecer a criatividade, a formação do espírito de busca e a imaginação;
– Desenvolver a racionalidade, gerando uma cultura baseada na razão e na lógica e considerando o caráter dinâmico da verdade;
– Instrumentalizar a ação, para saber fazer;
– Capacitar pra a criticidade, o julgamento, o “saber por quê”?
– Orientar a sensibilidade social para o sentido ético;
– Desenvolver o indivíduo considerando suas capacidades e nível cognitivo.
a. Concepção de Sociedade
Fundamentação
4. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL
Nome de Fantasia: Colégio Lar da Criança;
Nome Empresarial: Colégio Lar da Criança LTDA;
Endereço: Rua Parteira Ana Santos nº 140
Loteamento: Ângela Catarina;
Bairro: Jardim Centenário;
CEP: 49090-829;
Município: Aracaju;
Telefones: 3303-7410;
E-mail: [email protected]
CNPJ: 13.920.834/0001-67
5. PROPOSTA CURRICULAR
a. Dos Fins buscados pela Instituição:
* Oportunizar e dar condições, no Ensino Fundamental, para que todos os sujeitos desenvolvam suas capacidades para a formação plena.
* Educar para a transformação da realidade social, valorizando a vida e a dignidade humana, orientada pelo conhecimento, pela ética e pelo espírito cristão.
* Orientar o sujeito para gestar e construir seu projeto de vida de forma responsável durante o seu percurso formativo.
* Ensinar com vistas à aprendizagem e aos conhecimentos historicamente produzidos e socialmente válidos.
* Proporcionar aos estudantes instrumentos para a aprendizagem de valores e conhecimentos por meio de estimulação frequente;
* Criar projetos valorizando as diferentes possibilidades do educando, permitindo trabalhar distintamente temas, gerados a partir do interesse do grupo e possibilitando que a criança se adapte e disponha de modo significativo seus conhecimentos.
* Proporcionar meios para a criança brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
* Utilizar diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustados as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido;
* Oportunizar meios para a criança expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançado no seu processo de construção de significados enriquecendo sempre a sua capacidade de expressão.
5.1. Do Ensino Fundamental
Base Nacional Comum:
Linguagens: Língua Portuguesa; Arte e Educação Física.
Matemática: Matemática.
* Oportunizar e dar condições, no Ensino Fundamental, para que todos os sujeitos desenvolvam suas capacidades para a formação plena.
* Educar para a transformação da realidade social, valorizando a vida e a dignidade humana, orientada pelo conhecimento, pela ética e pelo espírito cristão.
* Orientar o sujeito para gestar e construir seu projeto de vida de forma responsável durante o seu percurso formativo.
* Ensinar com vistas à aprendizagem e aos conhecimentos historicamente produzidos e socialmente válidos.
* Proporcionar aos estudantes instrumentos para a aprendizagem de valores e conhecimentos por meio de estimulação frequente;
* Criar projetos valorizando as diferentes possibilidades do educando, permitindo trabalhar distintamente temas, gerados a partir do interesse do grupo e possibilitando que a criança se adapte e disponha de modo significativo seus conhecimentos. ;
Ciências da Natureza: Ciências.
:
Ciências Humanas: Geografia; História.
Parte Diversificada: Redação.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular apresenta-se da seguinte forma:
Português
Arte
Educação Física
Redação
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico- -informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.
3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.
4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.
6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.
Em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Ciências Humanas, o componente curricular apresenta-se da seguinte forma:
Geografia
História
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo- se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.
8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
⦁ Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
⦁ Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
⦁ Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
⦁ Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
⦁ Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
⦁ Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
⦁ Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
⦁ Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
A Escola trabalhar além das competências específicas para cada área de conhecimento as competências gerais e o florescimento das competências sócio emocionalque requer metodologias que promovam esse processo. Para isso, as metodologias ativastecem um caminho viável. Destaca-se:
⦁ Aprendizagem com Ensino Remoto.
O Ensino Remoto preconiza a transmissão em tempo real das aulas. A ideia é que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas ocorreriam no modelo presencial. Isso significa manter a rotina de sala de aula em um ambiente virtual acessado por cada um em diferentes localidades..
⦁ Aprendizagem Baseada em Problemas
⦁ Aprendizagem Baseada em Projetos
Projetos Desenvolvidos na Escola:
⦁ Em fevereiro-Projeto Meio Ambiente;
⦁ Em março – Projeto de Literatura;
⦁ Em abril – Projeto Alimentação Saudável;
⦁ Em maio – Projeto Socioemocional;
⦁ Em agosto – Projeto Inclusão em Foco;
⦁ Em setembro – Projeto Empreendedorismo;
⦁ Em outubro – Projeto Caminho Solidário;
⦁ Em novembro – Projeto Novo Talento;
⦁ Em dezembro – Projeto Feira de Conhecimento.
⦁ Objetivo Geral
5.3. Objetivos Específicos
⦁ Proporcionar ao educando condições de desenvolvimento de suas potencialidades, com vista a sua auto realização e prepará-lo para o exercício consciente da cidadania;
⦁ Proporcionar ao aluno o conhecimento dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade;
⦁ Possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos, dos pais, dos membros da comunidade, dos professores, enfim, dos envolvidos diretamente no processo educativo.
5.4. Metas e Ações:
METAS:
⦁ Construir um ambiente educativo onde todos os segmentos da comunidade escolar sintam-se responsáveis por este e pela conservação do patrimônio escolar;
⦁ Envolver a participação de toda a comunidade escolar nas ações da escola;
⦁ Incentivar a participação e o acompanhamento sistemático dos pais no processo de ensino aprendizagem;
⦁ Desenvolver princípios de valores morais e éticos, propiciando o respeito mútuo e a solidariedade;
⦁ Promover a autonomia dos nossos alunos visando à formação de um cidadão consciente e ético.
A Escola pretende alcançar as metas em 100%até o 5º ano do Ensino Fundamental.
AÇÕES:
⦁ Utilizar o processo da avaliação diagnóstica com o objetivo de orientar os alunos na busca de uma maior aprendizagem e subsidiar o professor na sua prática pedagógica;
⦁ Destacar projetos e organizar cronograma de utilização dos espaços de aprendizagem, de acordo com a necessidade de cada turma;
⦁ Elaborar e executar projetos que estimulem os alunos a estudar;
⦁ Planejar ações direcionadas para a descoberta de aptidões artísticas;
⦁ Utilizar recursos disponíveis e confeccionar material concreto que auxilie na compreensão do conteúdo;
⦁ Disponibilizar textos e materiais variados com foco nas habilidades;
⦁ Dinamizar o espaço da Sala de leitura, realizando empréstimos de livros e disponibilizando o espaço para leitura e pesquisa.
⦁ Sistema de Avaliação
⦁ Sistema de Aprendizagem.
⦁ DA PROMOÇÃO
⦁ média anual inferior a 6,0 (seis) e obtiver em estudos de recuperação final nota suficiente que resulte no mínimo de 5,0 (cinco) depois de extraída a média aritmética entre a média anual e a nota da recuperação final.
⦁ Nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental à avaliação far-se-á mediante acompanhamentos e registros do desenvolvimento do aluno, sem objetivo de promoção. A promoção de estudantes com necessidades especiais respeitará as especificidades de cada estudante, objetivando o desenvolvimento de suas habilidades e competências.
⦁ DA RECUPERAÇÃO
⦁ Durante o período de recuperação o aluno deverá ter a frequência mínima de 90% das aulas ministradas.
⦁ O número de aulas destinadas à Recuperação Final será correspondente à carga horária semanal de cada componente curricular, prevista na matriz curricular aprovada.
⦁ Durante o dia não poderá haver mais de duas horas consecutiva de estudos de recuperação do mesmo componente curricular.
⦁ Na Recuperação Final o aluno para obter aprovação deverá alcanças média mínima igual ou superior a 5,0 (cinco), depois de extraída a média aritmética entre a Média Anual e a nota da Recuperação Final.
⦁ A Recuperação Final será proporcionada mediante a ministração de aulas, atribuições de tarefas, exercícios e trabalhos, dentre outras formas pedagogicamente aconselháveis, além de uma prova, tendo como base as atividades repassadas durante as aulas de recuperação.
⦁ As provas realizadas no período de recuperação deverão ser arquivadas na pasta individual do aluno.
⦁ Todos os resultados obtidos pelos alunos serão sistematicamente documentados, através de anotações registradas pelo professor nos Diários de Classe.
⦁ Do Planejamento
⦁ A avaliação do trabalho pedagógico visa acompanhar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de hábitos, habilidade e atividades.Tal avaliação será desenvolvida ao longo de todo o ano letivo, concomitante com o desenvolvimento das atividades.
⦁ Da Educação Inclusiva
⦁ acolhimento à diversidade humana;
⦁ aceitação das diferenças individuais;
⦁ esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento, com qualidade,em todas as dimensões da vida. São considerados estudantes com necessidades educacionais especiais os que , durante o processo educacional apresentem dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem ao acompanhamento das atividades , não vinculadas a uma causa orgânica ou aquelas relacionadas as condições , disfunções ,limitações ou deficiências como:
⦁ dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais estudantes, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
⦁ altas habilidades/superdotação, caracterizada como grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes;
⦁ aos estudantes com necessidades educacionais especiais a escola proporcionará o atendimento, em articulação e com a família, observando as normas de acessibilidadeeoutraseditadasnalegislaçãovigentequantoaoagrupamentoe inclusãodestesnasturmas,segundoacaracterizaçãodanecessidadeeducacional especial que apresentarem. A Escola proverá as condições satisfatórias de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais garantindo-lhes:
⦁ acessibilidade ao prédio e suas dependências, observadas as normas específicas aplicáveis;
⦁ especial atenção aos aspectos afetivos e emocionais e o respeito à diversidade e individualidade dos estudantes;
⦁ enfoques metodológicos e materiais didáticos que facilitem a aprendizagem e a participação de todos os estudantes;
⦁ adaptações, flexibilizações curriculares critérios e procedimentos flexíveis de avaliação e promoção observadas as normas específicas aplicáveis;
⦁ serviços de apoio pedagógico especializado na sala de aula ou em outros ambientes fora da Escola a responsabilidade de profissionais especializados e da família de cada estudante. A sustentabilidade do processo inclusivo será feita mediante aprendizagem cooperativa em sala de aula , trabalho em grupo , e constituição de rede de apoio com a participação da família no processo educativo ,bem como de outros agentes e recursos da comunidade.
⦁ Momentos de Estudos e Planejamento
⦁ Formação dos Professores e Demais Profissionais
A formação dos professores e demais profissionais acontece continuamente no próprio exercício de suas atividades, a partir da troca de experiências entre colegas e das orientações específicas por parte da Direção.
Os professores e demais profissionais, serão valorizados em suas ações e em sua prática pedagógica, sendo sempre estimulados à formação continuada e à consequente progressão profissional.
São realizadas reuniões sistemáticas com os professores das turmas para discussão, planejamento, e reavaliação do trabalho realizado. Além disso, sempre que possível, são organizados encontros com profissionais convidados para palestras e debates com o objetivo de:
⦁ Apoiar a formação integral, o desempenho eficiente de seu trabalho e o domínio do cargo correspondente.
⦁ Promover a prática profissional que contemple uma visão de empresa global e de resultados, que garanta um serviço educativo personalizado e de excelência para os estudantes e pais.
⦁ Integrar os funcionários com profundidade e lealdade à nossa pedagogia.
⦁ Cronograma de Acompanhamento do PPP
⦁ INSTALAÇÕES FÍSICAS, EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO
6.1. Instalações Físicas
⦁ 01 sala dos professores;
⦁ 01 sala direção;
⦁ 01 almoxarifado;
⦁ 01 refeitório;
⦁ 01 Sala de espera;
⦁ 01 brinquedoteca;
⦁ 01 sala de leitura;
⦁ 14 banheiros;
⦁ 01 sala de recursos;
⦁ 02 áreas para recreação.
. 01 piscina
. 01 sala de balé
. 01 auditório
. 01 cantina
. 01 sala de jogos
. 01 quadra esportiva
6.2. Equipamentos
. 20 ventiladores de parede;
⦁ 04 ventilador de mesa;
⦁ 02 ar-condicionados;
⦁ 01 caixa de som portátil;
⦁ 02 impressora;
⦁ 03 notebooks;
⦁ 02 aparelhos telefônicos;
⦁ 01 data show;
⦁ 10 caminhas;
⦁ 02 microfones sem fio;
⦁ 03 tvs
⦁ 01 geladeira
⦁ 01 microondas
6.3. Mobiliários
⦁ 06 lousas brancas;
⦁ 08 lousas de vidro;
⦁ 01 arquivo;
⦁ 92 jogos de mesas com 4 cadeiras;
⦁ 12 mesas para professor;
⦁ 12cadeiras para professor;
⦁ 09 estantes de madeira;
⦁ 04 birôs.
A Escola dispõe dos seguintes materiais didáticos:
⦁ CONCLUSÃO
⦁ REFERÊNCIAS:
Base Nacional Comum Curricular- BNCC 2019 http://www.seed.se.gov.br/arquivos/CURRICULO.DE.SERGIPE.v.02-Regulamentado.pdf BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira). BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. EDUCAÇÃO INCLUSIVA : Cultura e Cotidiano Escolar / Rosana Glat ( organização). – rio de Janeiro: 7Letras, 2007.
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. PIAGET, J. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 13º ed. São Paulo: Cortez, 2002.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. RJ-Petrópolis: Vozes, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.