PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

ENSINO FUNDAMENTAL

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
2.1.Histórico da Instituição Educacional
2.2.Caracterização do Entorno Escolar
2.3.Caracterização da Comunidade Escolar
2.4.Indicadores de Fluxo
3. REFERENCIAL TEÓRICO
4. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
5. PROPOSTA CURRICULAR
5.1 Ensino Fundamental
5.2 Objetivo Geral
5.3. Objetivos Específicos
5.4. Metas e Ações
5.5. Sistema de Avaliação
5.6. Sistema de Aprendizagem
5.7. Da Promoção
5.8. Da Recuperação
5.9. Do Planejamento
5.10. Da Educação Inclusiva
5.11. Momentos de Estudos e Planejamento
5.12. Formação de professores e demais Funcionários
5.13. Cronograma de Acompanhamento do PPP
6. INSTALAÇÕES FÍSICAS, EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS
6.1. Instalações Físicas
6.2. Equipamentos
6.3. Mobiliário
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS

1. APRESENTAÇÃO

Este documento constitui o Projeto Político Pedagógico do Colégio Lar da Criança com ênfase na proposta curricular voltada para o pleno desenvolvimento do aluno, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, as Constituições Estadual e Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo de Sergipe.
Os inúmeros problemas sociais e educacionais em que nos deparamos na atualidade e o verdadeiro papel da educação é motivo de ampla discussão na sociedade contemporânea. A escola, enquanto instituição formativa deve decidir-se por seus rumos e questionar constantemente sua função. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional, caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã, atendendo aos anseios contemporâneos e ao desenvolvimento pleno das atuais e futuras gerações.
Por isso, a educação preconizada no Projeto Político Pedagógico de nossa escola, fundamenta-se no princípio de ofertar um modelo de educação que dê conta de contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, através da construção, disseminação do conhecimento e (re) leitura de mundo, num processo contínuo de aprendizado e envolvendo professores, alunos, funcionários e toda a comunidade.
O Projeto Político Pedagógico ora apresentado prioriza a oferta de um modelo de educação que contribua para a reflexão, ação e construção de uma nova realidade social. Enfatiza também a intencionalidade da realização de um desafio: “promover ações educativas, no sentido de desvelar as causas da exclusão, de possibilitar a vivência de práticas inclusivas, tanto no que se refere ao conhecimento que é trabalhado, quanto nas formas de participação no espaço escolar”.
Portanto, sentimos a necessidade de empreender um Projeto de trabalho coletivo, que possa ofertar subsídios para vencer as barreiras e entraves que inviabilizam uma prática pedagógica que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania e seja instrumento real de transformação social. Espaço em que se aprenda a aprender, a conviver e a ser com e para os outros.
Educar-se é desvendar o mundo e apropriar-se dele. Num mundo em permanente evolução onde a transitoriedade, o incerto, o imprevisto e a mudança estão cada vez mais evidentes o Colégio Lar da Criança está empenhado em assegurar a capacidade de inserção do aluno neste contexto, levando-o a desenvolver novos estilos de comportamentos, novas capacidades de criar, criticar, questionar e aprender de forma mais significativa, bem como novas maneiras de viver e conviver.
A meta do Colégio Lar da Criança é promover uma educação para a cidadania global, ou seja, formar cidadãos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem.

2. JUSTIFICATIVA

O Colégio Lar da Criança, diante do momento de grandes avanços tecnológicos e científicos em que vivemos procura,a cada ano, melhorar sua qualificação para aprimorar o desempenho de seus estudantes.
Em vista desse fato, a educação, em todos os tempos e, principalmente nos dias de hoje, ressente-se de maior aprofundamento e clareza sobre o verdadeiro sentido da vida e da aprendizagem e sobre os objetivos a serem alcançados, pois não se trata simplesmente de aprender mais algumas matérias, mas, antes, de preparar-se para o pleno exercício da cidadania e construir um trabalho coletivo, articulado e com posições diversificadas.
Alcançar essa realidade é uma tarefa desafiadora, que exige, portanto, empenho, paciência, persistência e crença naquilo que se quer alcançar: o desenvolvimento integral dos estudantes, já que se trata, em muitos casos, de estudantes oriundos de famílias com dificuldades sociais e econômicas, o que torna ainda maior a responsabilidade do Colégio Lar da Criança em atender as necessidades de um grupo tão diversificado.
Portanto, a nossa tarefa educativa principal é introduzir valores e motivações na vida cotidiana dos estudantes da comunidade onde a escola está inserida, que constituam estímulos para seu desenvolvimento pessoal, social, psicológico e cultural.
É nesse contexto de aceleradas transformações e de conturbados acontecimentos que o Colégio Lar da Criança deve desempenhar seu papel de contribuir para a formação intelectual e moral do estudante enquanto ser humano e cidadão. Dessa forma, o Colégio Lar da Criança tem o dever de oferecer as ferramentas necessárias para a inserção exitosa do estudante na sociedade que são a habilitação e principalmente o conhecimento. Faz-se necessário enfatizar que, além disso, outros fatores de fundamental importância são os princípios morais, éticos e cristãos que não podem estar dissociados da formação humana integral. É com essa concepção que o Colégio Lar da Criança pretende desempenhar sua valiosa função.
Conscientes dessa responsabilidade e desejosos de contribuir para o interesse e gosto do estudante em desenvolver-se não só na leitura e escrita, como também na sociedade em que vive, nos comprometemos, através deste Projeto Político Pedagógico,em interagir o estudante na realidade da sociedade em que vive, levando o mesmo a compreender o mundo competitivo em que vivemos e formar cidadãos críticos, interagindo em seu meio.

2.1. Histórico da Instituição Educacional

O Colégio Lar da Criança, começou a funcionar como C.E.L.C-Centro Educacional Lar da Criança,onde no ano letivo de 2010 teve suas atividades encerradas por motivo de Separação Litigiosa,da qual foi um processo muito árduo, Nº do processo litigioso 201030601393 da Sexta Vara Privativa da Comarca de Aracaju-SE. A determinação judicial da baixa do CNPJ encontra-se na página de nº 79 do processo acima citado. A baixa do CNPJ do C.E.L.C-Centro Educacional Lar da Criança na época não foi informada ao CEE, pois, eu Tânia Alves dos Santos não tinha ciência deste procedimento, haja vista que a parte burocrática era responsabilidade do meu ex marido. No mesmo ano de 2010 foi aberto um novo CNPJ agora sim Colégio Lar da Criança CNPJ 13920834/0001-67 . O Colégio Lar da Criança não funcionou nos anos de 2011 e 2012, iniciando o seu funcionamento no ano letivo de 2013. O Colégio Lar da Criança, dirigido sob a responsabilidade da professora Tânia Alves dos Santos Licenciada em Pedagogia . O Colégio Lar da Criança possui uma grande influência na formação da vida dos estudantes que aqui estudaram e estudam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais . Afinal, nestas fases que as crianças começam a experimentar as diversidades culturais, aprendem a interagir em grupos e passam a serem produtoras do próprio conhecimento. Diante desse propósito apresentado e também de construir no presente as bases do futuro, oferecemos um ensino de qualidade com mensalidades acessível.

2.2. Caracterização do Entorno Escolar

O Colégio Lar da Criança fica localizado no Bairro Jardim Centenário, na Rua Parteira Ana Santos nº 140 Loteamento ngela Catarina, município de Aracaju-SE zona oeste da capital. O Colégio Lar da Criança pertence a uma comunidade bem servida em termos de comércio, com mercearias, supermercados, açougues, farmácias, lojas de material de construção, de roupas, restaurantes, igrejas, posto de saúde, clínicas, academias de ginástica etc. A comunidade também é assistida com os serviços diários de coleta de lixo, possui saneamento básico.

2.3. Caracterização da Comunidade Escolar

O Colégio Lar da Criança está localizado na zona oeste da cidade de Aracaju, no Bairro Jardim Centenário. Atualmente é um bairro de grande porte e possui grandes atividades comerciais, no entanto ainda predominam as residências. Parte das pessoas da comunidade possui escolaridade de Nível Médio e Superior, pertence a classe média baixa e geralmente trabalham em órgãos públicos municipais e estaduais , no comercio e prestação de serviços.

2.4. Indicadores de Fluxo

Os indicadores educacionais atribuem valor à qualidade do ensino, atendo-se não somente ao desempenho dos estudantes, mas também ao contexto econômico e social em que a escola está inserida. Eles são úteis para o monitoramento da escola, considerando a aprendizagem de todos os estudantes. Indicadores de desempenho são ferramentas de gestão que quantificam o desempenho de organizações, sendo essenciais para o seu aprimoramento. Na área educacional, eles têm como função principal gerar informações que sejam úteis para o desenvolvimento da escola. Com eles, a equipe diretiva e educadores possuem dados que evidenciam os resultados obtidos pela escola, como em quais matérias os estudantes são bem-sucedidos, quais habilidades estão bem apuradas e o que ainda precisa ser aprimorado. Os indicadores podem ser mensurados em vários níveis: no nível do estudante, no nível da turma e no nível da escola. Assim como os indicadores de desempenho do mercado, que são essenciais para a administração de empresas, no meio acadêmico eles são responsáveis pelo planejamento estratégico da instituição. Os indicadores educacionais avaliam a qualidade, a produtividade e a capacidade do serviço oferecido pela escola, atribuindo um valor estatístico à qualidade de ensino.

* Indicadores Gerais

Os indicadores gerais escolares avaliam diversas variáveis, como:
– O número de horas do docente e sua dedicação;
– O grau satisfatório do estudante, bem como dos docentes e funcionários;
– O acesso e a utilização das tecnologias de informação e comunicação.
Juntos, esses e outros fatores são responsáveis pelo acompanhamento da qualidade do serviço prestado pela escola e torna a equipe diretiva capaz de promover melhorias plenamente eficazes.

* Indicadores de desempenho da sala de aula

São responsáveis por criar uma estratégia que aperfeiçoe os resultados obtidos em sala de aula. Para que a equipe diretiva alinhe o trabalho realizado pelo professor e a aprendizagem de cada estudante.

3. REFERENCIAIS TEÓRICOS

Educar não significa, simplesmente, transmitir e adquirir conhecimentos. Existem, no processo educativo, várias representações de sociedade e de homem que se quer formar. Através da educação, as novas gerações adquirem os valores culturais e reproduzem ou transformam os códigos sociais de cada sociedade. Assim, não há um processo educativo asséptico de ideologias dominantes, sendo necessária a reflexão sobre o próprio sentido e valor da educação na e para a sociedade (LUCKESI, 1998). Nessa concepção, diz Rego’ (2001), tanto o professor como o aluno possui um conjunto de experiências, que deve ser valorizado e ativado no espaço da sala de aula. O sujeito é considerado um sistema aberto, sempre em processo de estruturação, buscando um estágio de desenvolvimento que se caracteriza pela incompletude, o que estimula uma permanente evolução.

3.1. CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS NORTEADORAS

a. Concepção de Homem

O homem é um ser sociocultural, biológico, psicológico e histórico, com necessidades materiais e espirituais. Faz parte, portanto, de uma realidade natural, social e cultural à medida que se desenvolve historicamente. Assim sendo, a educação deve ser Integral, voltada para toda a capacidade e potencialidade humana, atingindo o homem em todas as suas dimensões, para favorecer o domínio dos recursos que o levem a realizar-se como pessoa. A formação integral, portanto, não é saber todo o conhecimento erudito, não é saber todas as datas e acontecimentos, e nem dominar as técnicas e fundamentos de um ofício específico. Caracterizam-se pelo equilíbrio, amplitude e simultaneidade dos diversos aspectos desse homem nas diversas faces de sua realidade objetiva e subjetiva.
Seguindo este referencial, a educação integral favorece os seguintes aspectos:
– Proporcionar a vivência equilibrada de sentimentos humanos individuais e coletivos;
– Favorecer a criatividade, a formação do espírito de busca e a imaginação;
– Desenvolver a racionalidade, gerando uma cultura baseada na razão e na lógica e considerando o caráter dinâmico da verdade;
– Instrumentalizar a ação, para saber fazer;
– Capacitar pra a criticidade, o julgamento, o “saber por quê”?
– Orientar a sensibilidade social para o sentido ético;
– Desenvolver o indivíduo considerando suas capacidades e nível cognitivo.
Para alcançar o desenvolvimento desta educação integral, a Escola dispõe de uma estrutura de serviços coerentes com o que se propõe. Desde as normas institucionais, até os eventos que realiza. Tudo tem um significado pedagógico que justifique a concepção de educação e de homem que adota, graças a cada profissional que aqui trabalha, com ações sempre pautadas por estes princípios. Porém, o momento áureo deste complexo é a aula. Ela tem o poder de sintetizar tudo o que vimos acima, através da prática pedagógica do professor, no dia-a-dia do aluno.

a. Concepção de Sociedade

Conjunto de indivíduos que apresentam expressões econômicas, sociais, políticas e culturais fundamentadas em normas comuns. Representa o reflexo das atitudes praticadas por seus cidadãos, devendo abrir mão de todo sentimento discriminatório e excludente. Desejamos uma sociedade cujo pensamento, práticas e valores estejam baseados em objetivos positivos; uma sociedade na qual cada indivíduo exerça sua capacidade de decisão e conquiste sua liberdade com os outros, embora não possa estar livre integralmente das instituições sociais. Assim, ao gerar novas solidariedades, haverá espaço para o indivíduo coletivo (Rosseau, in COTRIM). A Escola prioriza a busca, coerência de ideias e ideais, baseando-se nas novas tendências educacionais. Assim, a clientela escolar ao adequar-se e desenvolver-se de maneira harmônica e gradativa, contribui com uma postura adequada e necessária para a construção de um ambiente de convívio social pleno e saudável.

Fundamentação

O Colégio Lar da Criança trabalha a linha construtivista, o construtivismo não é um método, mas uma concepção de conhecimento e um conjunto de princípios. Supõe uma determinada visão do ato de conhecer. Segundo Freire e Piaget, todo conhecimento consiste em formular novos problemas, à medida que resolvemos os precedentes. Para eles, o conhecimento é compreendido como atividade que se constrói, incessantemente, por meio de permutas entre o organismo e o meio. Em consonância com a teoria Piagetiana, Freire concebe homens e mulheres como produtores de cultura e sujeitos produtores do conhecimento. Podemos, a partir daí, notar o caráter de objetividade científica presente nas teorias de Piaget e Freire. Desse modo, é a partir da aplicabilidade deste Projeto Político Pedagógico que o Colégio Lar da Criança trabalha para a construção de uma cidadania a que seja um meio de compreensão da realidade. A Escola não pode ser apenas transmissora de conhecimentos, é necessário que se busque, de forma permanentemente, aprimorar o trabalho pedagógico que crie mecanismos para o crescimento intelectual e social dos estudantes.

4. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

Nome de Fantasia: Colégio Lar da Criança;

Nome Empresarial: Colégio Lar da Criança LTDA;

Endereço: Rua Parteira Ana Santos nº 140

Loteamento: Ângela Catarina;

Bairro: Jardim Centenário;

CEP: 49090-829;

Município: Aracaju;

Telefones: 3303-7410;

E-mail: [email protected]

CNPJ: 13.920.834/0001-67

5. PROPOSTA CURRICULAR

O trabalho desenvolvido no Colégio Lar da Criança tem por finalidade atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e no Currículo de Sergipe, por meio da oferta do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano observadas, em cada caso, a legislação e as normas especificamente aplicáveis.

a. Dos Fins buscados pela Instituição:

Os fins buscados pela escola encontram-se amparados em concepções epistemológicas e filosóficas que balizam o projeto pedagógico da instituição em sua materialização sistemática, voltada para:
* Oferecer ensino de qualidade que contribua para o desenvolvimento da autonomia responsável, do senso crítico e da criatividade para o exercício da cidadania.
* Oportunizar e dar condições, no Ensino Fundamental, para que todos os sujeitos desenvolvam suas capacidades para a formação plena.
* Educar para a transformação da realidade social, valorizando a vida e a dignidade humana, orientada pelo conhecimento, pela ética e pelo espírito cristão.
* Orientar o sujeito para gestar e construir seu projeto de vida de forma responsável durante o seu percurso formativo.
* Ensinar com vistas à aprendizagem e aos conhecimentos historicamente produzidos e socialmente válidos.
* Proporcionar aos estudantes instrumentos para a aprendizagem de valores e conhecimentos por meio de estimulação frequente;
* Criar projetos valorizando as diferentes possibilidades do educando, permitindo trabalhar distintamente temas, gerados a partir do interesse do grupo e possibilitando que a criança se adapte e disponha de modo significativo seus conhecimentos.
Os fins buscados pela escola encontram-se amparados em concepções epistemológicas e filosóficas que balizam o projeto pedagógico da instituição em sua materialização sistemática, voltada para:
* Dar oportunidade a criança de observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação.
* Proporcionar meios para a criança brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
* Utilizar diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustados as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido;
* Oportunizar meios para a criança expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançado no seu processo de construção de significados enriquecendo sempre a sua capacidade de expressão.

5.1. Do Ensino Fundamental

Compreendem os componentes curriculares do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, conforme abaixo:

Base Nacional Comum:
Linguagens: Língua Portuguesa; Arte e Educação Física.
Matemática: Matemática.

* Oferecer ensino de qualidade que contribua para o desenvolvimento da autonomia responsável, do senso crítico e da criatividade para o exercício da cidadania.
* Oportunizar e dar condições, no Ensino Fundamental, para que todos os sujeitos desenvolvam suas capacidades para a formação plena.
* Educar para a transformação da realidade social, valorizando a vida e a dignidade humana, orientada pelo conhecimento, pela ética e pelo espírito cristão.
* Orientar o sujeito para gestar e construir seu projeto de vida de forma responsável durante o seu percurso formativo.
* Ensinar com vistas à aprendizagem e aos conhecimentos historicamente produzidos e socialmente válidos.
* Proporcionar aos estudantes instrumentos para a aprendizagem de valores e conhecimentos por meio de estimulação frequente;
* Criar projetos valorizando as diferentes possibilidades do educando, permitindo trabalhar distintamente temas, gerados a partir do interesse do grupo e possibilitando que a criança se adapte e disponha de modo significativo seus conhecimentos. ;

Ciências da Natureza: Ciências. :
Ciências Humanas: Geografia; História.
Parte Diversificada: Redação.

De acordo com o texto normativo da Base Nacional Comum Curricular- BNCC e do Currículo do Estado de Sergipe as competências específicas de cada área do conhecimento serão desenvolvidas no Ensino Fundamental:

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular apresenta-se da seguinte forma:

Português

Promover a exploração de diferentes linguagens e diferentes tipos de textos, observando suas funções e características, possibilitando a reflexão sobre alguns aspectos da estrutura da Língua Portuguesa. Tornar o estudante um escritor competente, ou seja, um leitor e um escritor em potencial, assimilando a estrutura da Língua Portuguesa. Desenvolvendo, no estudante, a consciência no uso da língua materna, seja oral ou escrita, promover os multiletramentos com o auxílio das ferramentas digitais e do trabalho com os gêneros discursivos, habilitando-o para as práticas de comunicação social, tornando-o um ser crítico e capaz de adquirir realizações, tanto pessoais quanto profissionais perante o mundo contemporâneo.

Arte

Levar o estudante através das Artes, desenvolver a imaginação criadora, a expansão, a sensibilidade e as capacidades estéticas dos estudantes através do fazer artístico, assim como no contato com a produção de arte presente nos museus, igrejas, livros, reproduções, revistas, gibis, vídeos, CD-ROM, entre outros. Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

Educação Física

Espera-se que este componente curricular possa despertar no estudante o interesse em atividades e exercícios corporais estimulando a ter atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade para com o próximo criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos. Proporcionando também a aquisição de conhecimento sobre atividade física para o bem-estar e a saúde em todas as idades, o desenvolvimento das qualidades físicas e habilidades motoras gerais através da aplicação de atividades de Iniciação Desportiva e Recreativas, bem como o de oportunizar a escolha e a prática regular de atividades que possam ser continuadas após os anos escolares.

Redação

Levar o estudante a uma nova percepção de leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais, sequência de história, poema, poesia e rima,construção de parágrafo, narração e biografia, autografia, tirinhas,trava-língua e obra de arte.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

1. Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.

2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico- -informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.

3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

Em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Ciências Humanas, o componente curricular apresenta-se da seguinte forma:

Geografia

Buscamos através, desse componente, fazer com que o nosso alunado venha a conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar, valorizando o patrimônio sociocultural e respeitar a sócio diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia. Estudar o mundo externo à realidade de forma a conhecer melhor o espaço, observando as características que em geral são ofuscadas pela proximidade, analisando a sociedade brasileira a partir da compreensão da própria realidade, sem perder de vista, os aspectos principais do espaço geográfico.

História

Através desse Componente Curricular, o alunado pode conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles. Aprender a noção de processo histórico e de articular a realidade local a um conhecimento histórico que lhe sirva de referencial cultural, teórico, ideológico, social e econômico, ampliando o olhar sobre a realidade, interpretando-a sob diferentes perspectivas.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo- se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

⦁ Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

⦁ Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

⦁ Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

⦁ Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

⦁ Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

⦁ Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

⦁ Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

⦁ Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

A Escola trabalhar além das competências específicas para cada área de conhecimento as competências gerais e o florescimento das competências sócio emocionalque requer metodologias que promovam esse processo. Para isso, as metodologias ativastecem um caminho viável. Destaca-se:

⦁ Aprendizagem com Ensino Remoto.

O Ensino Remoto utilizado é uma interessante saída para o momento emergencial em que vivemos, pois viabiliza a continuidade das atividades pedagógicas presenciais através da internet, para amenizar os impactos na aprendizagem dos alunos enquanto precisam ficar afastados do espaço físico da escola.
O Ensino Remoto preconiza a transmissão em tempo real das aulas. A ideia é que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas ocorreriam no modelo presencial. Isso significa manter a rotina de sala de aula em um ambiente virtual acessado por cada um em diferentes localidades..

⦁ Aprendizagem Baseada em Problemas

A aprendizagem baseada em problemas tem como propósito fazer com que os alunos aprendam através da resolução colaborativa de desafios. Essa metodologia incentiva a habilidade de investigar, refletir e criar perante a uma situação.

⦁ Aprendizagem Baseada em Projetos

Segundo o autor William Bender, esse tipo de aprendizagem, permite que os alunos confrontem questões e problemas do mundo real significativo para eles, determinem a maneira de abordá-los e estabeleçam uma ação cooperativa em busca de soluções.

Projetos Desenvolvidos na Escola:

⦁ Em fevereiro-Projeto Meio Ambiente;
⦁ Em março – Projeto de Literatura;
⦁ Em abril – Projeto Alimentação Saudável;
⦁ Em maio – Projeto Socioemocional;
⦁ Em agosto – Projeto Inclusão em Foco;
⦁ Em setembro – Projeto Empreendedorismo;
⦁ Em outubro – Projeto Caminho Solidário;
⦁ Em novembro – Projeto Novo Talento;
⦁ Em dezembro – Projeto Feira de Conhecimento.

Objetivo Geral

O Colégio Lar da Criança tem como objetivo oferecer uma educação de qualidade, pautada nos princípios de uma democracia participativa, comunitária, cristã e ambiental, tornando-se um espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício de sua plena cidadania.

5.3. Objetivos Específicos

⦁ Assistir ao aluno integralmente, tendo em vista o seu desenvolvimento nos aspectos biopsicossocial;
⦁ Proporcionar ao educando condições de desenvolvimento de suas potencialidades, com vista a sua auto realização e prepará-lo para o exercício consciente da cidadania;
⦁ Proporcionar ao aluno o conhecimento dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade;
⦁ Possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos, dos pais, dos membros da comunidade, dos professores, enfim, dos envolvidos diretamente no processo educativo.

5.4. Metas e Ações:

METAS:

⦁ Envolver o aluno num processo de coparticipação na construção de um mundo sustentável;
⦁ Construir um ambiente educativo onde todos os segmentos da comunidade escolar sintam-se responsáveis por este e pela conservação do patrimônio escolar;
⦁ Envolver a participação de toda a comunidade escolar nas ações da escola;
⦁ Incentivar a participação e o acompanhamento sistemático dos pais no processo de ensino aprendizagem;
⦁ Desenvolver princípios de valores morais e éticos, propiciando o respeito mútuo e a solidariedade;
⦁ Promover a autonomia dos nossos alunos visando à formação de um cidadão consciente e ético.

A Escola pretende alcançar as metas em 100%até o 5º ano do Ensino Fundamental.

AÇÕES:

⦁ Tornar a aula um momento prazeroso e válido, com envolvimento permanente do professor e do aluno;
⦁ Utilizar o processo da avaliação diagnóstica com o objetivo de orientar os alunos na busca de uma maior aprendizagem e subsidiar o professor na sua prática pedagógica;
⦁ Destacar projetos e organizar cronograma de utilização dos espaços de aprendizagem, de acordo com a necessidade de cada turma;
⦁ Elaborar e executar projetos que estimulem os alunos a estudar;
⦁ Planejar ações direcionadas para a descoberta de aptidões artísticas;
⦁ Utilizar recursos disponíveis e confeccionar material concreto que auxilie na compreensão do conteúdo;
⦁ Disponibilizar textos e materiais variados com foco nas habilidades;
⦁ Dinamizar o espaço da Sala de leitura, realizando empréstimos de livros e disponibilizando o espaço para leitura e pesquisa.

⦁ Sistema de Avaliação

A avaliação da aprendizagem do Colégio Lar da Criança é entendida como parte do processo de ensinar e aprender. Por isso, ganha um caráter formativo, uma vez que redimensiona o planejamento do professor e, consequentemente, sua prática. Por isso, se apresenta como elemento de identificação e diagnóstico, mais do que elemento determinante de valores ou julgamentos. Sob essa perspectiva, a escola não concebe a lógica da avaliação classificatória até o 3º ano do Ensino Fundamental. O Colégio Lar da Criança compreende a avaliação da aprendizagem como dinâmica processual, representada como um momento de análise e apreciação diagnóstica do trabalho escolar, por meio da qual são averiguados o alcance e a abordagem dos objetivos constantes do planejamento, com a finalidade de redirecionar ou refazer o trabalho pedagógico, de forma a garantir o alcance da finalidade educativa que os orienta. A aprendizagem é considerada parte de uma ação coletiva que busca a formação das crianças e dos estudantes em seu percurso formativo, garantindo o desenvolvimento em todos os aspectos. Essa concepção parte da premissa de que todos podem aprender a partir de seu ritmo e no seu tempo e, para que as aprendizagens sejam significativas, a escola oferece oportunidades, ações e estratégias. Nesse contexto, a avaliação é tema recorrente do planejamento, uma vez que contribui, também, para a construção da autonomia de todos os envolvidos na tomada de decisões. Por isso, a avaliação é considerada formativa, uma vez que o foco passa a ser a aprendizagem. No Ensino Fundamental, o processo se dá, também, pela observação e registro, com a utilização de diferentes instrumentos avaliativos, com critérios definidos no planejamento de cada professor, coerente com as regras descritas no Regimento Escolar. Em linhas gerais, a avaliação é diferenciada de acordo com a faixa etária de cada turma e será também apresentada aos responsáveis, nas reuniões que a escola realizará durante o ano letivo.

⦁ Sistema de Aprendizagem.

O Colégio Lar da Criança ministra o Ensino Fundamental com duração de 9 anos, iniciando aos 06 (seis) anos de idade completados até 31 de março do ano a que se refere à matrícula, de acordo com o Art.32 da LDBEN e redação da Lei nº 11274/2006, com a modalidade do ensino regular o Ensino Fundamental anos iniciais.

⦁ DA PROMOÇÃO

Promoção é o resultado do preenchimento, pelo aluno, dos critérios e requisitos para ser autorizado a cursar o ano subsequente. Será considerado aprovado o aluno que obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de carga horária anual, e alcançar em cada componente curricular um dos seguintes resultados:
⦁ média anual igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética entre as 6 (seis) avaliações anuais ;
⦁ média anual inferior a 6,0 (seis) e obtiver em estudos de recuperação final nota suficiente que resulte no mínimo de 5,0 (cinco) depois de extraída a média aritmética entre a média anual e a nota da recuperação final.
⦁ Nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental à avaliação far-se-á mediante acompanhamentos e registros do desenvolvimento do aluno, sem objetivo de promoção. A promoção de estudantes com necessidades especiais respeitará as especificidades de cada estudante, objetivando o desenvolvimento de suas habilidades e competências.

⦁ DA RECUPERAÇÃO

Os estudos de recuperação, consoante às disposições do inciso V, artigo 24 da LDBEN, são obrigatórios para os estudantes com rendimento escolar insuficiente para promoção e será oferecida ao final do ano, após o cumprimento dos dias letivos previstos em lei, a saber:
⦁ A recuperação final será oferecida após o cumprimento dos dias letivos previstos na legislação vigente, para os alunos que não alcançarem média 6,0 (seis),independente da quantidade de componentes curriculares.
⦁ Durante o período de recuperação o aluno deverá ter a frequência mínima de 90% das aulas ministradas.
⦁ O número de aulas destinadas à Recuperação Final será correspondente à carga horária semanal de cada componente curricular, prevista na matriz curricular aprovada.
⦁ Durante o dia não poderá haver mais de duas horas consecutiva de estudos de recuperação do mesmo componente curricular.
⦁ Na Recuperação Final o aluno para obter aprovação deverá alcanças média mínima igual ou superior a 5,0 (cinco), depois de extraída a média aritmética entre a Média Anual e a nota da Recuperação Final.
⦁ A Recuperação Final será proporcionada mediante a ministração de aulas, atribuições de tarefas, exercícios e trabalhos, dentre outras formas pedagogicamente aconselháveis, além de uma prova, tendo como base as atividades repassadas durante as aulas de recuperação.
⦁ As provas realizadas no período de recuperação deverão ser arquivadas na pasta individual do aluno.
⦁ Todos os resultados obtidos pelos alunos serão sistematicamente documentados, através de anotações registradas pelo professor nos Diários de Classe.

⦁ Do Planejamento

⦁ O Planejamento escolar do Colégio Lar da Criança, ocorre na semana que antecede a matrícula e é realizado em reuniões com os professores, com a orientação da Direção e Coordenação.
⦁ A avaliação do trabalho pedagógico visa acompanhar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de hábitos, habilidade e atividades.Tal avaliação será desenvolvida ao longo de todo o ano letivo, concomitante com o desenvolvimento das atividades.

⦁ Da Educação Inclusiva

O estudante com Necessidades Educacionais Especiais é atendido em salas comuns, objetivando a sua inclusão social e educacional ,com a observância das normas de ensino específicas vigentes e com o apoio e acompanhamento da família, garantindo a essa clientela acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade ,orientada por relações de:
⦁ acolhimento à diversidade humana;
⦁ aceitação das diferenças individuais;
⦁ esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento, com qualidade,em todas as dimensões da vida. São considerados estudantes com necessidades educacionais especiais os que , durante o processo educacional apresentem dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem ao acompanhamento das atividades , não vinculadas a uma causa orgânica ou aquelas relacionadas as condições , disfunções ,limitações ou deficiências como:
⦁ dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais estudantes, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
⦁ altas habilidades/superdotação, caracterizada como grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes;
⦁ aos estudantes com necessidades educacionais especiais a escola proporcionará o atendimento, em articulação e com a família, observando as normas de acessibilidadeeoutraseditadasnalegislaçãovigentequantoaoagrupamentoe inclusãodestesnasturmas,segundoacaracterizaçãodanecessidadeeducacional especial que apresentarem. A Escola proverá as condições satisfatórias de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais garantindo-lhes:
⦁ acessibilidade ao prédio e suas dependências, observadas as normas específicas aplicáveis;
⦁ especial atenção aos aspectos afetivos e emocionais e o respeito à diversidade e individualidade dos estudantes;
⦁ enfoques metodológicos e materiais didáticos que facilitem a aprendizagem e a participação de todos os estudantes;
⦁ adaptações, flexibilizações curriculares critérios e procedimentos flexíveis de avaliação e promoção observadas as normas específicas aplicáveis;
⦁ serviços de apoio pedagógico especializado na sala de aula ou em outros ambientes fora da Escola a responsabilidade de profissionais especializados e da família de cada estudante. A sustentabilidade do processo inclusivo será feita mediante aprendizagem cooperativa em sala de aula , trabalho em grupo , e constituição de rede de apoio com a participação da família no processo educativo ,bem como de outros agentes e recursos da comunidade.

⦁ Momentos de Estudos e Planejamento

O Colégio Lar da Criança adota a política de formação institucional para garantir o momento para estudo, permitindo o aperfeiçoamento do trabalho. Aposta em uma formação de caráter coletivo, contextualizada, atrelada às necessidades e problemáticas do dia-a-dia escolar. Em outras palavras, uma formação que se dá num contínuo por meio do compartilhamento de experiências, de debates sobre livros lidos, dos grupos de estudo, de atividades de pesquisa-ação, da escrita de projetos, do desenvolvimento e da melhoria do currículo, do planejamento conjunto de atividades de aprendizagem, da elaboração de diários, da aplicação das tecnologias da informação e da comunicação, entre outros. A formação contínua e a continuada constituem prioridades da escola, coadunando com a perspectiva teórica contemporânea, com suas próprias demandas, com o intuito de oferecer encontros de educação continuada de qualidade; criar espaços de diálogo nas instituições; fomentar a leitura e “amarração” da parte teórica com a prática e participar de eventos.

⦁ Formação dos Professores e Demais Profissionais

Neste aspecto, a escola procura dar apoio à formação continuada de seus profissionais, através de levantamentos periódicos das necessidades prementes na gestão pedagógica, requisitando cursos de capacitação através de palestras pedagógicas aplicado nesta instituição, atendendo aos requisitos solicitados.
A formação dos professores e demais profissionais acontece continuamente no próprio exercício de suas atividades, a partir da troca de experiências entre colegas e das orientações específicas por parte da Direção.
Os professores e demais profissionais, serão valorizados em suas ações e em sua prática pedagógica, sendo sempre estimulados à formação continuada e à consequente progressão profissional.
São realizadas reuniões sistemáticas com os professores das turmas para discussão, planejamento, e reavaliação do trabalho realizado. Além disso, sempre que possível, são organizados encontros com profissionais convidados para palestras e debates com o objetivo de:
⦁ Apoiar a formação integral, o desempenho eficiente de seu trabalho e o domínio do cargo correspondente.
⦁ Promover a prática profissional que contemple uma visão de empresa global e de resultados, que garanta um serviço educativo personalizado e de excelência para os estudantes e pais.
⦁ Integrar os funcionários com profundidade e lealdade à nossa pedagogia.

⦁ Cronograma de Acompanhamento do PPP

A avaliação institucional é realizada anualmente pela Escola com o objetivo de levantar, junto de sua comunidade escolar, os propósitos, as metas, as práticas e os encaminhamentos necessários. Tal processo toma como base o planejamento anual que é realizado na semana que antecede a matrícula da instituição e é coordenado pela Direção para contribuir com a aplicação e a análise dos resultados, o que permite a revisão e a delimitação de indicadores compatíveis com os objetivos propostos neste Projeto Político Pedagógico. A qualidade da educação se verifica no processo permanente de diagnóstico, nas reuniões de pais e nas reuniões tanto administrativas quanto pedagógicas.

⦁ INSTALAÇÕES FÍSICAS, EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO

6.1. Instalações Físicas

⦁ 12 salas de aula;
⦁ 01 sala dos professores;
⦁ 01 sala direção;
⦁ 01 almoxarifado;
⦁ 01 refeitório;
⦁ 01 Sala de espera;
⦁ 01 brinquedoteca;
⦁ 01 sala de leitura;
⦁ 14 banheiros;
⦁ 01 sala de recursos;
⦁ 02 áreas para recreação.
. 01 piscina
. 01 sala de balé
. 01 auditório
. 01 cantina
. 01 sala de jogos
. 01 quadra esportiva

6.2. Equipamentos

⦁ 06 bebedouros;
. 20 ventiladores de parede;
⦁ 04 ventilador de mesa;
⦁ 02 ar-condicionados;
⦁ 01 caixa de som portátil;
⦁ 02 impressora;
⦁ 03 notebooks;
⦁ 02 aparelhos telefônicos;
⦁ 01 data show;
⦁ 10 caminhas;
⦁ 02 microfones sem fio;
⦁ 03 tvs
⦁ 01 geladeira
⦁ 01 microondas

6.3. Mobiliários

⦁ 100 carteiras;
⦁ 06 lousas brancas;
⦁ 08 lousas de vidro;
⦁ 01 arquivo;
⦁ 92 jogos de mesas com 4 cadeiras;
⦁ 12 mesas para professor;
⦁ 12cadeiras para professor;
⦁ 09 estantes de madeira;
⦁ 04 birôs.

A Escola dispõe dos seguintes materiais didáticos:

Livros de histórias / gibis; jogos pedagógicos; brinquedos; revistas para recortes; fantoches; máscaras; materiais pedagógicos; materiais esportivos; utensílios pedagógicos (tesouras sem ponta, etc.).

⦁ CONCLUSÃO

O Colégio Lar da Criança é um espaço no qual as pessoas podem dialogar, pensar, discutir, questionar e compartilhar saberes, onde há lugar para criar, colaborar, discordar e transformar. Um espaço onde todos os envolvidos possam avaliar o processo de construção do conhecimento, que não deve ser tratado de forma dogmática e esvaziado de significado. O Projeto Político Pedagógico representa um desafio no cotidiano de nossa Escola que busca efetivamente uma educação alicerçada nos valores Cristãos na promoção da vida. Portanto, este Projeto nos dá direção para todas as ações da Escola para os próximos anos, com o objetivo de que seja avaliado em cada ano, levando em conta as políticas e estratégias da Escola, através do planejamento estratégico que será construído anualmente. Este Projeto Político Pedagógico será objeto de revisão, sempre que se mostrar necessário sua utilização, seja em razão de alteração das normas que regem o ensino ou de faltas relevantes que recomendem tal medida. Dentre outros aspectos a considerar, o Projeto Político Pedagógico será parte integrante da estrutura técnico-pedagógica da escola, constante no Regimento Escolar.

⦁ REFERÊNCIAS:

BRASIL, LDBEN. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http:// www.planalto.gov.br

Base Nacional Comum Curricular- BNCC 2019 http://www.seed.se.gov.br/arquivos/CURRICULO.DE.SERGIPE.v.02-Regulamentado.pdf BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira). BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. EDUCAÇÃO INCLUSIVA : Cultura e Cotidiano Escolar / Rosana Glat ( organização). – rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. PIAGET, J. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 13º ed. São Paulo: Cortez, 2002.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. RJ-Petrópolis: Vozes, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

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